Contabilidade para o Mercado Digital

Você sabe qual é a importância e quais são os diferenciais que uma contabilidade para o mercado digital pode lhe oferecer?

A evolução digital transformou muitos setores, e a contabilidade não ficou de fora dessa grande revolução. Com o crescimento exponencial do mercado digital, surgiram novas demandas e desafios.

Influenciadores digitais, infoprodutores, afiliados, gestores de tráfego, youtubers, dentre outros profissionais, que operam no ambiente virtual precisam de uma contabilidade que compreenda suas necessidades.

Neste artigo, vamos explicar qual é a importância da contabilidade para o mercado digital e responder dúvidas frequentes de empreendedores que são parte desse universo.

Qual a importância da contabilidade para o mercado digital?

Negócios do meio digital possuem as mesmas obrigações que empresas do meio físico possuem perante o fisco, ou seja, eles também precisam do suporte de um contador que lhe atenda em questões como:

  • Orientação para abertura de empresas;
  • Cálculo de impostos e emissão de guias;
  • Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
  • Registro e admissão de funcionários;
  • Elaboração de documentos contábeis;
  • Entrega de obrigações acessórias ao fisco.

 

No entanto, algumas atividades do mercado digital possuem particularidades, sobretudo com relação ao recolhimento de impostos e a identificação do CNAE correto para cada tipo de negócio.

Em meio a essas particularidades, a contabilidade para o mercado digital surge como uma grande aliada, pois além de compreender o funcionamento dos negócios dos seus clientes, ela está preparada para oferecer as melhores soluções.

Com um contador especialista no mercado digital, você que vende mercadorias ou presta serviços através da internet, pode manter as obrigações em dia com o fisco e ao mesmo tempo, encontrar um caminho para economizar de forma legal no pagamento de impostos.

Quais são as principais atividades do mercado digital

O mercado digital é amplo e diversificado, composto por uma variedade de atividades e profissões, dentre as quais, podemos destacar:

  • Infoprodutores: Pessoas que criam produtos digitais para venda, como cursos online e e-books. Eles geralmente possuem expertise em um determinado assunto e o transformam em conteúdo para ensinar aos outros.

 

  • Coprodutores: Atuam em parceria com os infoprodutores na criação, desenvolvimento e/ou venda de produtos digitais. A divisão de responsabilidades e lucros varia de acordo com o estabelecido entre as partes.

 

  • Afiliados: Pessoas que promovem infoprodutos de terceiros em troca de uma comissão por cada venda realizada através de sua indicação.

 

  • Copywriters: Profissionais especializados em escrever textos persuasivos, com o objetivo de convencer o leitor a realizar uma ação, seja ela comprar um produto, se inscrever em uma lista ou outro objetivo de marketing.

 

  • Agências de marketing digital: Empresas especializadas em oferecer soluções de marketing no ambiente digital, o que pode incluir serviços de SEO, publicidade paga, gestão de redes sociais, estratégias de e-mail marketing, entre outras.

 

  • Editores de vídeos: Profissionais responsáveis por editar conteúdos, adicionando efeitos, cortes, transições e outros elementos para produzir vídeos atrativos e profissionais, muitas vezes para plataformas como YouTube ou cursos online.

 

  • Influenciadores: Pessoas que possuem uma presença significativa em plataformas digitais (como Instagram, TikTok, YouTube) e que, por sua influência, podem afetar as decisões de compra de seus seguidores.

 

  • Social media: Profissional responsável por gerenciar e otimizar a presença de marcas e profissionais nas redes sociais.

 

  • Gestores de tráfego: Especialistas em criar e otimizar campanhas publicitárias online em plataformas como Google Ads, Facebook Ads, entre outras, com o objetivo de atrair visitantes e potenciais clientes para sites ou páginas de vendas.

 

  • E-commerces: Lojas virtuais que anunciam e vendem produtos na internet.

 

  • Youtubers: Pessoas que gravam e publicam conteúdos no YouTube, e que na maior parte dos casos, são monetizados, fazendo dessa, uma fonte de renda.

 

  • Dropshipping: Modelo de venda online onde a loja não mantém os produtos em estoque. Em vez disso, quando um produto é vendido, o pedido é enviado ao fornecedor, que por sua vez, envia o item diretamente ao cliente, sem que o lojista tenha contato físico com o produto.

 

  • Desenvolvedores web: Profissionais especializados na construção e manutenção de sites e portais da internet.

 

Se você empreende ou pretende empreender em uma das atividades acima, você precisa contar com a assessoria de uma contabilidade para o mercado digital, ou seja, que está preparada para atender todas as particularidades do seu tipo de negócio.

A boa notícia é que não será necessário ir muito longe, já que a Logos Contabilidade é especializada no segmento digital e atende todos os tipos de atividades que listamos acima.

Contabilidade para mercado digital e a emissão de nota fiscal

Ao contrário do que muitos pensam, os negócios do mercado digital também são obrigados a emitir notas fiscais para os seus clientes.

Vale destacar que de acordo com a Lei 8.137/90 negar ou deixar de fornecer, nota fiscal ou documento equivalente, relativa a venda de mercadoria ou prestação de serviço é um crime contra a ordem tributária, cuja pena inclui multa e até mesmo prisão.

Contabilidade para mercado digital e o pagamento de impostos

Quem vende produtos ou presta serviços através da internet, também precisa declarar seus rendimentos e recolher impostos em favor do fisco.

Normalmente, o recolhimento de impostos ocorre por meio de regimes tributários como o Simples Nacional e o Lucro Presumido.

No entanto, o apoio de uma contabilidade para o mercado digital é fundamental para garantir ao empreender a maior economia possível e o correto recolhimento dos impostos.

Contabilidade para mercado digital e a abertura de CNPJ

O suporte de uma contabilidade para o mercado digital é fundamental para a legalização de atividades realizadas através da internet e a abertura de CNPJ.

Se você possui ou está iniciando um negócio digital, saiba que o CNPJ é fundamental para que você atue de forma regular perante o fisco, consiga emitir notas fiscais e tenha acesso a um planejamento tributário para economizar no pagamento de impostos.

Conte com o time da Logos Contabilidade Digital para legalizar suas atividades de forma rápida e sem burocracia, bem como, para evitar o pagamento de impostos em excesso.

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