Diferença entre contador e contabilista

Diferença entre contador e contabilista

Você sabe qual é a diferença entre contador e contabilista? A contabilidade é um dos pilares fundamentais para a gestão e organização de qualquer negócio. E, quando se trata de profissionais dessa área, essas duas denominações surgem com frequência: contador e contabilista.

Na prática, muito embora esses termos possam parecer sinônimos, existem diferenças que vale a pena compreender.

Neste conteúdo, o time da Logos Contabilidade Digital vai explicar as diferenças entre os conceitos. Não deixe de conferir!

Diferenças entre contador e contabilista

Para que você compreenda as principais diferenças entre contador e contabilista, e com isso, tire todas as suas dúvidas, vamos abordar o assunto em dois tópicos:

  • Definição e formação;
  • Funções e responsabilidades.

 

Confira o comparativo que preparamos para você e entenda na prática as diferenças entre os conceitos.

1.Definição e Formação

Contador: O contador é um profissional com formação superior em Ciências Contábeis, que após concluir o curso de nível superior, obtém registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

O curso de Bacharelado em Ciências Contábeis tem duração de quatro anos e aborda temas como contabilidade geral, contabilidade de custos, auditoria, legislação tributária, dentre outros tópicos relevantes.

Contabilista: A denominação “contabilista” é mais ampla e pode se referir a qualquer profissional que atue na área contábil.

Na prática, isso inclui contadores, técnicos em contabilidade e até mesmo aqueles que trabalham com atividades contábeis, mas que não possuem necessariamente uma formação formal na área.

2.Funções e Responsabilidades

Contador: O contador é habilitado a realizar todas as atividades contábeis. Isso inclui elaboração de balanços, demonstrações financeiras, planejamento tributário, consultoria empresarial e auditorias.

Além disso, um contador pode assinar e validar assinar todos os tipos de documentos financeiros e contábeis.

Contabilista: Como o termo é mais genérico, as funções de um contabilista podem variar. Um técnico em contabilidade, por exemplo, pode atuar na elaboração de escriturações, registros contábeis e cálculo de impostos.

No entanto, ele não pode assinar todos os tipos de documento para os quais um contador é legalmente habilitado.

O que pode fazer um contador?

Como você já sabe, “contador” é o profissional com formação de curso superior em contabilidade e registro no CRC – Conselho Regional de Contabilidade.

Partindo desse princípio, a Resolução 560/83 do Conselho Federal de Contabilidade, listou uma série de atividades que só podem ser exercidas por profissionais com formação de nível superior. Confira!

 

  • Avaliação de acervos patrimoniais e verificação de haveres e obrigações, para quaisquer finalidades, inclusive de natureza fiscal;

 

  • Avaliação dos fundos de comércio;

 

  • Apuração do valor patrimonial de participações, quotas ou ações;

 

  • Reavaliações e medição dos efeitos das variações do poder aquisitivo da moeda sobre o patrimônio e o resultado periódico de quaisquer entidades;

 

  • Apuração de haveres e avaliação de direitos e obrigações, do acervo patrimonial de quaisquer entidades, em vista de liquidação, fusão, cisão, expropriação no interesse público, transformação ou incorporação dessas entidades, bem como em razão de entrada, retirada, exclusão ou falecimento de sócios, quotistas ou acionistas;

 

  • Concepção dos planos de determinação das taxas de depreciação e exaustão dos bens materiais e dos de amortização dos valores imateriais, inclusive de valores diferidos;

 

  • Regulações judiciais ou extrajudiciais, de avarias grossas ou comuns;

 

  • Análise de custos e despesas, em qualquer modalidade, em relação a quaisquer funções como a produção, administração, distribuição, transporte, comercialização, exportação, publicidade, e outras, bem como a análise com vistas à racionalização das operações e do uso de equipamentos e materiais, e ainda a otimização do resultado diante do grau de ocupação ou do volume de operações;

 

  • Controle, avaliação e estudo da gestão econômica, financeira e patrimonial das empresas e demais entidades;

 

  • Análise de custos com vistas ao estabelecimento dos preços de venda de mercadorias, produtos ou serviços, bem como de tarifas nos serviços públicos, e a comprovação dos reflexos dos aumentos de custos nos preços de venda, diante de órgãos governamentais;

 

  • Análise de balanços;

 

  • Análise do comportamento das receitas;

 

  • Avaliação do desempenho das entidades e exame das causas de insolvência ou incapacidade de geração de resultado;

 

  • Estudo sobre a destinação do resultado e cálculo do lucro por ação ou outra unidade de capital investido;

 

  • Determinação de capacidade econômico-financeira das entidades, inclusive nos conflitos trabalhistas e de tarifa;

 

  • Análise das variações orçamentárias;

 

  • Conciliações de contas;

 

  • Revisões de balanços, contas ou quaisquer demonstrações ou registros contábeis;

 

  • Auditoria interna e operacional;

 

  • Auditoria externa independente;

 

  • Perícias contábeis, judiciais e extrajudiciais;

 

  • Fiscalização tributária que requeira exame ou interpretação de peças contábeis de qualquer natureza;

 

  • Assistência aos conselhos fiscais das entidades, notadamente das sociedades por ações;

 

  • Assistência aos comissários nas concordatas, aos síndicos nas falências, e aos liquidantes de qualquer massa ou acervo patrimonial.

O que pode fazer um contabilista?

O termo “contabilista”, pode ser utilizado para fazer referência a todos os profissionais que atuam na contabilidade, independente do nível de formação.

No entanto, é importante destacar, que sem a formação em contabilidade, o profissional não pode exercer nenhuma das atividades listadas no tópico anterior.

De acordo com a legislação em vigor, os contabilistas sem formação em nível superior podem exercer apenas atividades de menor complexidade.

Normalmente, esse tipo de profissional atua em empresas e escritórios de contabilidade, executando tarefas de cunho operacional sob a supervisão de um contador com formação de nível superior e registro no CRC.

Contador ou contabilista: qual contratar para a sua empresa?

Se você possui ou pretende abrir uma empresa, saiba que o ideal é contratar um contador com formação de nível superior.

Na prática, isso acontece, pois, além de atuar em atividades simples do dia a dia, como cálculo de impostos e folha de pagamento, um contador pode desenvolver tarefas mais complexas, incluindo:

  • Validar balanços e demonstrações financeiras, garantindo sua exatidão.
  • Realizar planejamento tributário, consultoria empresarial e auditorias.
  • Representar a empresa diante da Receita Federal e outras entidades governamentais em questões contábeis e fiscais.

 

Não coloque sua empresa em risco, conte com o suporte e assessoria de contadores com formação de nível superior e registro no CRC.

Escolha a Logos Contabilidade e tenha a tranquilidade que você precisa! Clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco para conhecer nossos serviços.

Comente o que você achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais
Youtuber precisa de CNPJ?

Youtuber precisa de CNPJ?

Youtuber precisa de CNPJ? Essa é uma dúvida muito comum entre youtubers que começam a receber receitas de monetização ou pretendem firmar parcerias diretas de publicidade. Sabendo disso, o time

Como abrir CNPJ para nutricionista?

Como abrir CNPJ para nutricionista?

Como abrir CNPJ para nutricionista? Você sabia que ao tomar a decisão de abrir CNPJ, além de pagar menos impostos você pode aproveitar outros benefícios importantes? Neste conteúdo, a Logos

Como abrir CNPJ para veterinário?

Como abrir CNPJ para veterinário?

Como abrir CNPJ para veterinário? Essa é uma dúvida muito comum entre médicos veterinários que procuram os serviços especializados da Logos Contabilidade Digital. Sabendo disso, o nosso time de especialistas

Contabilidade para fisioterapeutas

Contabilidade para fisioterapeutas

É cada vez maior a procura por serviços especializados em contabilidade para fisioterapeutas, afinal, com o apoio de um bom contador, é possível manter as obrigações em dia com o

Nutricionista pode ser MEI?

Nutricionista pode ser MEI?

Nutricionista pode ser MEI? Essa é uma dúvida muito comum entre profissionais que estão precisando de um CNPJ para assumir contratos PJ de prestação de serviços, emitir notas fiscais e

Como declarar rendimentos do OnlyFans?

Como declarar rendimentos do OnlyFans?

Você sabia que quem recebe rendimentos do OnlyFans precisa declarar os valores recebidos e acertar mensalmente as contas com o fisco? Se você recebe rendimentos acima da faixa de isenção

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Clique no botão e fale conosco!

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Clique no botão e fale conosco!

Já vai? Não perca a chance de ter uma contabilidade especializada no seu negócio

Fale com nosso time de consultores e solicite uma proposta!
Accountant Pana Popup - Logos Assessoria & Contabilidade | Contabilidade no Mato Grosso do Sul