como-abrir-cnpj-para-fisioterapeuta

Como abrir CNPJ para fisioterapeuta

Como abrir CNPJ para fisioterapeuta? Se você chegou até aqui com esse tipo de dúvida, saiba que você chegou ao lugar certo.

Aqui você vai conferir tudo o que precisa saber antes de abrir o seu CNPJ, incluindo um passo a passo para colocar essa decisão em prática e os benefícios que ela pode oferecer.

Para saber mais sobre o assunto e esclarecer todas as suas dúvidas, acompanhe este artigo até o final, ou então, clique no botão do WhatsApp e fale diretamente com um contador especialista em profissionais da saúde.

Fisioterapeuta PJ x Fisioterapeuta PF

É cada vez maior o número de fisioterapeutas que tomam a decisão de abrir um CNPJ, e esse fenômeno tem explicação em alguns motivos, conforme veremos na sequência deste tópico.

1.Economia no pagamento de impostos

Na maior parte dos casos, a decisão de abrir CNPJ para fisioterapeuta está baseada na economia de impostos que ela pode proporcionar. Veja abaixo um comparativo.

  • Tributação fisioterapeuta pessoa física (PF): Contribuição obrigatória com até 27,50% sobre os seus rendimentos mensais para o Imposto de Renda.
  • Tributação fisioterapeuta pessoa jurídica (PJ) – Simples Nacional: Tributação mensal sobre o faturamento, com impostos pagos em guia única, com alíquota a partir de 6%.
  • Tributação fisioterapeuta pessoa jurídica (PJ) – Lucro Presumido: Tributação mensal sobre o faturamento, com alíquota entre 13,33% e 16,33% a depender do município.

Observe que como pessoa jurídica, seja no Simples Nacional ou no Lucro Presumido, é possível obter uma importante economia no pagamento de impostos.

2.Notas fiscais e mais oportunidades de trabalho

Como PJ, os fisioterapeutas normalmente encontram mais oportunidades de trabalho, pois podem prestar serviços para clínicas, hospitais e outros tipos de estabelecimento sem vínculo empregatício.

Visando a economia de impostos sobre a folha de pagamento, a maior parte das empresas da área da saúde, preferem contratar fisioterapeutas e outros profissionais que atuam na modalidade PJ e podem emitir nota fiscal.

Neste formato, ganham ambas as partes, o contratante que economiza em encargos como FGTS e CPP (Contribuição Previdenciária Patronal) e o prestador de serviços, que pode montar a sua agenda, prestar serviços em diferentes estabelecimentos, fixa o valor da sua hora trabalhada, além de ter maior autonomia e flexibilidade.

3.Conta bancária para Pessoa Jurídica

Por fim, vale destacar que ao abrir CNPJ para fisioterapeuta, outro benefício interessante que os profissionais encontram é a possibilidade de abrir uma conta bancária exclusiva para PJ.

Normalmente, esse tipo de conta bancária oferece linhas de crédito com juros mais baixos, para quem sabe, investir no seu próprio consultório, máquina de cartão para receber dos clientes, cartão de crédito empresarial, emissão de boletos e outros serviços interessantes.

Diante de todos os itens listados, entendemos que se você ainda não atua como PJ, é hora de mudar esse panorama e abrir CNPJ para fisioterapeuta.

Como abrir CNPJ para fisioterapeuta [Passo a Passo]

Após apresentar os principais benefícios que a decisão de atuar como PJ pode lhe oferecer, vamos explicar como funcionam os trâmites para abertura do seu CNPJ. Confira!

1.Contrate uma contabilidade especializada

Quando o objetivo é abrir CNPJ para fisioterapeuta, a primeira coisa que o profissional deve fazer é buscar a orientação e assessoria de uma contabilidade especializada em saúde, como a Logos Contabilidade Digital.

Aqui na Logos, por exemplo, nós atendemos profissionais de saúde de todas as partes do país, esclarecemos dúvidas, cuidamos da abertura do CNPJ e das obrigações pós-abertura, e além disso, ajudamos os nossos clientes a pagar o menor volume possível de impostos.

Cada fisioterapeuta que escolhe os nossos serviços recebe um planejamento tributário personalizado e economiza no pagamento de impostos de forma completamente legal.

2.Separe a documentação necessária

Logo após contratar um escritório de contabilidade, esclarecer dúvidas e manifestar o seu interesse em abrir um CNPJ, você vai precisar separar alguns documentos básicos, incluindo:

  • RG e CPF ou CNH;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do local para instalação do seu consultório.

Agora, se o seu objetivo é abrir um CNPJ para prestar serviços no estabelecimento de terceiros, como clínicas e hospitais, você não precisa necessariamente de um endereço comercial, já que a maior parte dos municípios aceita a legalização da PJ de fisioterapia com base no seu endereço residencial.

Para esclarecer possíveis dúvidas sobre os trâmites de abertura e a parte documental, conte com o suporte e a orientação do nosso time de especialistas.

3.Aguarde a abertura do seu CNPJ

Por último, é só aguardar enquanto o nosso time de contadores cuida da abertura e legalização da sua PJ de fisioterapia, o que inclui:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ;
  • Emissão da Inscrição Municipal;
  • Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento
  • Registro da PJ de fisioterapia no

Com o CNPJ em mãos, você pode começar a aproveitar todos os benefícios que listamos anteriormente.

Posso abrir CNPJ para fisioterapeuta como MEI?

Quando o assunto é como abrir CNPJ para fisioterapeuta, uma dúvida comum é a que diz respeito ao MEI – Microempreendedor Individual.

O MEI é uma modalidade simplificada para abertura de empresas, também muito conhecida por sua carga de impostos reduzida. Em meio a isso, muitos fisioterapeutas avaliam a possibilidade de fazer a transição de PF para PJ a partir dessa opção.

No entanto, em meio a esse contexto, precisamos alertar que fisioterapeutas não podem ser MEI, tendo em vista que a fisioterapia não faz parte do rol de ocupações permitidas para microempreendedores individuais.

Contudo isso não deve ser um motivo para preocupação, já que existem outras opções em tipos de CNPJ que estão à disposição.

Quanto custa abrir CNPJ para fisioterapeuta?

Não se preocupe com os custos, a Logos Contabilidade Digital possui condições especiais para profissionais de saúde que desejam abrir um CNPJ.

Para saber mais, entre em contato conosco através do botão do WhatsApp que está aqui no rodapé da página ou por telefone no (67) 3441-5336.

Atendemos profissionais de todas as partes do país e para o nosso time, será um imenso prazer lhe atender e tirar todas as suas dúvidas!

Comente o que você achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais
Fator R para médicos e clínicas médicas: veja como funciona

Fator R para médicos e clínicas médicas: veja como funciona

Você sabe o que é e como funciona o Fator R para médicos e clínicas médicas? Essa é uma dúvida muito comum quando o assunto é o Simples Nacional e

Imposto de renda para dentista: como declarar

Imposto de renda para dentista: como declarar

Se você possui dúvidas relacionadas ao imposto de renda para dentista e ainda não entregou a sua declaração, continue conosco e acompanhe este artigo até o final. Aqui, a Logos Contabilidade

Como abrir CNPJ para fisioterapeuta

Como abrir CNPJ para fisioterapeuta

Como abrir CNPJ para fisioterapeuta? Se você chegou até aqui com esse tipo de dúvida, saiba que você chegou ao lugar certo. Aqui você vai conferir tudo o que precisa

Tributação para médico: como pagar menos imposto

Tributação para médico: como pagar menos imposto

Você já sabe como funciona a tributação para médico e qual é o caminho para garantir economia no pagamento de impostos? Se você possui algum tipo de dúvida sobre o

Como abrir uma clínica médica

Como abrir uma clínica médica

Como abrir uma clínica médica? Quanto custa e quais são os documentos necessários? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que sonham em montar uma clínica. Sabendo disso, a

Médico pode ser MEI?

Médico pode ser MEI?

Médico pode ser MEI? Sem dúvida alguma, esse é um dos questionamentos mais comuns entre médicos que estão pensando na possibilidade de abrir um CNPJ. Sabendo disso, a Logos Contabilidade

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Clique no botão e fale conosco!

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Clique no botão e fale conosco!

Já vai? Não perca a chance de ter uma contabilidade especializada no seu negócio

Fale com nosso time de consultores e solicite uma proposta!
Accountant Pana Popup - Logos Assessoria & Contabilidade | Contabilidade no Mato Grosso do Sul