Como abrir um consultório médico?

Como abrir um consultório médico?

Como abrir um consultório médico? Se você sonha em montar o seu próprio consultório, mas não sabe exatamente por onde começar e está em busca orientação, chegou ao lugar certo.

Neste conteúdo, a Logos Contabilidade Digital, sua assessoria contábil especializada na área da saúde, vai apresentar um passo a passo completo, com uma série de dicas para ajudar você a tirar os seus planos do papel.

Para conferir o que o nosso time separou para você e tirar todas as suas dúvidas, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

5 passos para abrir um consultório médico

Abrir um consultório médico pode ser uma grande realização para profissionais que desejam trabalhar com autonomia e flexibilidade de horários, atendendo seus próprios clientes.

No entanto, nós sabemos que a decisão de montar um consultório, requer uma boa dose de planejamento. Foi pensando nisso, que organizamos em 5 passos, um resumo do que você precisa saber para tirar os seus planos do papel.

1.Escolha o local ideal

O primeiro passo para abrir um consultório é escolher o local ideal para o exercício das suas atividades profissionais. Essa escolha é de grande importância, pois pode ter um impacto significativo no sucesso do seu consultório e na satisfação dos pacientes.

Acessibilidade: Escolha um local que seja de fácil acesso para os seus pacientes, preferencialmente próximo a pontos de ônibus e com estacionamento próximo.

Perfil do público-alvo: Entenda o perfil do público que você pretende atender e escolha um local que esteja alinhado com as necessidades e preferências desse público.

Espaço físico: Analise o espaço físico disponível e se ele atende às necessidades do seu consultório. Considere o tamanho das salas de atendimento, a disposição dos ambientes, a infraestrutura elétrica e hidráulica, entre outros detalhes.

Custo: Avalie o custo do aluguel ou compra do imóvel, levando em consideração o seu orçamento e a viabilidade financeira do negócio. O custo do local deve estar em linha com as projeções de faturamento do consultório.

Tomar esses cuidados na escolha do local é fundamental para proporcionar um ambiente agradável e seguro para os pacientes.

2.Adquira mobília, decoração e equipamentos

Para abrir um consultório médico, também é preciso pensar na mobília, decoração e nos equipamentos necessários para o funcionamento do estabelecimento.

Confira nossas dicas:

Mobília: Escolha móveis adequados para o seu tipo de consultório. Um consultório médico costuma exigir o investimento em macas, cadeiras para pacientes, mesas, armários, entre outros.

Decoração: A decoração do consultório deve ser pensada para criar um ambiente acolhedor e confortável para os pacientes. Quadros, plantas, iluminação adequada e uma recepção bem organizada podem fazer a diferença.

Equipamentos: Por sua vez, quanto aos equipamentos, é necessário investir em computadores, televisão, ar-condicionado, impressora e telefone.

Para garantir os melhores preços e obter economia, faça cotações antes das compras.

3.Seleciona e contrate uma secretária

Selecionar e contratar uma secretária é uma etapa importante para abrir um consultório médico e garantir o seu bom funcionamento.

As secretárias são profissionais que ficam com a responsabilidade de recepcionar os pacientes, receber pagamentos, emitir notas fiscais, preparar as guias dos planos de saúde, atender telefonemas e cuidar da agenda do médico.

Diante disso, primeiramente, identifique o perfil de profissional que você deseja para exercer a função de secretária no seu consultório. É importante que a secretária seja comunicativa, proativa, organizada, discreta e tenha habilidades em atendimento ao cliente.

Além das características pessoais, busque uma secretária com habilidades e conhecimentos em áreas administrativas, como:

  • Agendamento de consultas;
  • Organização de prontuários;
  • Atendimento telefônico;
  • Arquivamento de documentos;
  • Controle da agenda do profissional.

 

Se possível, dê preferência a candidatas que tenham experiência em trabalhar em consultórios médicos ou odontológicos. Isso facilitará o entendimento das rotinas.

Lembre-se que a secretária será a primeira impressão que muitos pacientes terão do seu consultório, portanto, escolher uma profissional qualificada e comprometida é fundamental.

4.Invista em estratégias de marketing

Investir em estratégias de marketing é fundamental para promover o consultório, atrair novos pacientes e fortalecer a sua marca no mercado.

As ações de marketing ajudam a divulgar os serviços oferecidos, alcançar o público-alvo e destacar o consultório em meio à concorrência. Confira algumas dicas:

Presença nas redes sociais: Crie perfis nas principais redes sociais, como Facebook, e Instagram. Publique conteúdos relevantes e informativos sobre saúde, interaja com os seguidores e responda perguntas e comentários.

Marketing de conteúdo: Produza conteúdo relevante e informativo em diferentes formatos, incluindo feed, reels e stories. Essa é uma forma de atrair potenciais pacientes e aumentar a credibilidade do consultório.

Google Meu Negócio: Cadastre o consultório no Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita do Google que permite a criação de um perfil comercial. Isso facilita a localização do consultório nos resultados de busca do Google e no Google Maps.

Eventos e palestras: Participe de eventos, palestras ou webinars sobre temas relevantes para o público-alvo do consultório. Isso pode aumentar a visibilidade do consultório e gerar interesse por parte dos potenciais pacientes.

5.Contrate uma contabilidade especializada para abrir um consultório médico

Para abrir um consultório médico, você também vai precisar do apoio de uma contabilidade especializada na área da saúde.

A Logos Contabilidade Digital, por exemplo, atende consultórios médicos de todas as partes do país e oferece assessoria contábil completa para profissionais da saúde, o que inclui:

  • Assessoria na abertura do CNPJ;
  • Cálculo de impostos e emissão de guias;
  • Registro e admissão de funcionários;
  • Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
  • Assessoria para emissão de notas fiscais;
  • Entrega de obrigações acessórias ao fisco.

 

Procurando uma contabilidade especializada na área médica para abrir e legalizar o seu consultório? Conte com o nosso time! Cuidamos de todas as etapas, incluindo:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ na Receita Federal;
  • Emissão da Inscrição Municipal;
  • Liberação do Alvará de Funcionamento;
  • Liberação da Licença Sanitária;
  • Registro no CRM – Conselho Regional de Medicina.

 

Para saber mais e abrir um consultório médico com o apoio de especialistas, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco. Estamos à sua disposição!

Comente o que você achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais
Como declarar Imposto de Renda para psicólogo

Como declarar Imposto de Renda para psicólogo

Como declarar Imposto de Renda para psicólogo? Essa é uma dúvida comum entre profissionais de psicologia, quando chega o período para entrega da declaração anual de Imposto de Renda da

Youtuber precisa de CNPJ?

Youtuber precisa de CNPJ?

Youtuber precisa de CNPJ? Essa é uma dúvida muito comum entre youtubers que começam a receber receitas de monetização ou pretendem firmar parcerias diretas de publicidade. Sabendo disso, o time

Contabilidade para programadores

Contabilidade para programadores

O suporte de uma contabilidade para programadores pode fazer a diferença na vida do profissional que trabalha ou pretende trabalhar de forma autônoma, ou então, que deseja abrir um CNPJ

Como abrir CNPJ para receber plantão médico?

Como abrir CNPJ para receber plantão médico?

Como abrir CNPJ para receber plantão médico? Essa é uma dúvida comum entre médicos que pretendem prestar serviços em hospitais, unidades de pronto-socorro e clínicas de atendimento 24 horas. Se

Contabilidade para nutricionistas

Contabilidade para nutricionistas

Você sabia que a assessoria de uma contabilidade para nutricionistas pode ajudar você a alavancar sua carreira, manter obrigações em dia com o fisco e economizar no pagamento de impostos?

Contabilidade em Nova Andradina

Contabilidade em Nova Andradina

Se você procura uma contabilidade em Nova Andradina para abrir sua empresa e CNPJ, tirar dúvidas ou trocar de contador, chegou ao lugar certo. Nova Andradina é um município localizado

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Clique no botão e fale conosco!

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Clique no botão e fale conosco!

Já vai? Não perca a chance de ter uma contabilidade especializada no seu negócio

Fale com nosso time de consultores e solicite uma proposta!
Accountant Pana Popup - Logos Assessoria & Contabilidade | Contabilidade no Mato Grosso do Sul