Qual o MEI para marketing digital? Essa é uma dúvida que recebemos com muita frequência aqui na Logos Contabilidade.
Para responder essa dúvida, a primeira coisa que precisamos levar em consideração é que dentro do marketing digital, temos uma série de atividades e profissões. Logo em seguida, precisamos entender como o MEI funciona e quais são as suas limitações.
Por fim, será possível determinar quando determinada atividade do marketing digital pode ser desenvolvida no MEI e quando não existe essa possibilidade.
Continue conosco e acompanhe esse artigo até o final para saber mais e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Quais são as principais profissões e atividades no marketing digital?
Com o avanço e o crescimento da internet, muitas profissões e tipos de atividades surgiram no universo do marketing digital, dentre as quais, podemos destacar:
Infoprodutor: Infoprodutor é alguém que cria e vende produtos digitais, como cursos online, e-books, podcasts, webinars e outros conteúdos educacionais.
Coprodutor: Coprodutor é uma pessoa que trabalha em conjunto com um infoprodutor para criar um produto digital. Eles colaboram na criação, produção e comercialização do produto, compartilhando responsabilidades e dividindo os lucros.
Afiliado Digital: O afiliado digital promove produtos ou serviços de outras pessoas ou empresas em troca de comissões.
Agências de marketing digital: As agências de marketing digital são empresas especializadas em oferecer serviços de marketing, incluindo gestão de campanhas publicitárias, SEO, gestão de redes sociais, construção de sites, dentre outros serviços.
Copywriter: Copywriter é o profissional especializado em criar textos persuasivos e com o objetivo de influenciar o leitor a tomar uma determinada ação.
Editor de vídeos: Editor de vídeos é responsável por editar e aprimorar o conteúdo de vídeo, seja para fins comerciais, educacionais ou de entretenimento.
Influencer digital (influenciadores): Um influencer digital é alguém que possui um grande número de seguidores em plataformas como redes sociais, e são capazes de promover produtos, serviços e marcas para seus seguidores.
Social Media: Social media é um profissional responsável pela gestão das redes sociais de uma empresa ou pessoa. Eles criam e compartilham conteúdo relevante, interagem com os seguidores, monitoram o engajamento e analisam os resultados para aumentar a presença e a reputação online.
Youtubers: Youtubers são pessoas que criam e compartilham vídeos no YouTube. Os youtubers constroem um público fiel e podem monetizar seus vídeos por meio de parcerias, anúncios e do programa de monetização do YouTube.
Gestor de Tráfego: Gestor de tráfego é o profissional especializado em criar e otimizar campanhas de publicidade online. Eles são responsáveis por gerenciar anúncios pagos em plataformas como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads.
Mas afinal, qual MEI para marketing digital utilizar nas atividades acima? Todas elas são permitidas no MEI? Isso é o que vamos descobrir na sequência.
Como funciona o MEI?
O MEI – Microempreendedor Individual é uma categoria de empresa que chama muita atenção dos empreendedores em função dos benefícios que pode oferecer, incluindo:
- Processo de abertura simplificado;
- Dispensa de alvará de funcionamento;
- Pagamento de impostos em guia única;
- Pagamento de impostos em valor fixo;
- Permissão para emitir notas fiscais;
- Acesso a aposentadoria e benefícios previdenciários.
No entanto, o que nem todo mundo sabe, é que não são todos os tipos de atividades que são permitidas no MEI. Existem algumas atividades do marketing digital, por exemplo, que não podem ser desenvolvidas como Microempreendedor Individual.
Quais atividades do marketing digital podem ser desenvolvidas no MEI?
O MEI para marketing digital está disponível para as seguintes atividades:
Infoprodutor e Coprodutor
Para venda de cursos online:
- CNAE 8599-6/04 – Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial.
Para venda de e-books:
- CNAE 5811-5/00 – Edição de livros;
- CNAE 4761-0/00 – Comércio varejista de livros.
Copywriter
- CNAE 5812-3/01 – Edição de jornais diários;
- CNAE 5812-3/02 – Edição de jornais não diários;
- CNAE 8219-9/99. Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente;
- CNAE 5819-1/00 Edição de cadastros, listas e de outros produtos gráficos.
Editor de vídeos
- CNAE 5912-0/99 – Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente.
Por sua vez, todas as demais atividades do marketing digital não são permitidas no MEI, sendo necessário que o empreendedor inicie com outro tipo de empresa, como por exemplo a ME – Microempresa.
Quais atividades do marketing digital não podem ser desenvolvidas no MEI?
Por sua vez, o MEI para marketing digital não está disponível para as seguintes atividades:
Afiliados
- CNAE 7490-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.
Agências de Marketing Digital
- CNAE 7311-4/00 – Agência de Publicidade;
- CNAE 7319-0/02 – Promoção de vendas;
- CNAE 7319-0/03 – Marketing direto;
- CNAE 7319-0/04 – Consultoria em publicidade.
Influenciador Digital e Gestor de Tráfego
- CNAE 7319-0/04 – Consultoria em publicidade.
Youtuber
- CNAE 7319-0/04 – Consultoria em publicidade;
- CNAE 5912-0/99 – Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente.
Social Media
- CNAE 6319-4/00 – Serviços de administração (gestão) de conteúdo relacionado às redes sociais para terceiros.
Como abrir CNPJ para marketing digital
Por fim, agora que você já sabe qual o MEI para marketing digital, incluindo as atividades que podem ser desenvolvidas como microempreendedor e aquelas que não podem, é hora de conferir o que é preciso para abrir o seu CNPJ.
1.Contrate uma contabilidade especializada em negócios digitais: Para escolher o CNAE certo, economizar no pagamento de impostos e manter todas as suas obrigações em dia com o fisco, é fundamental que você escolha uma contabilidade especializada.
A boa notícia para você que chegou até aqui, é que a Logos Contabilidade Digital é especializada no segmento.
2.Separe a documentação necessária: Na sequência, você vai precisar separar alguns documentos básicos, incluindo:
- RG e CPF;
- Comprovante de residência atualizado;
- IPTU do endereço de abertura da empresa.
3.Aguarde a legalização da empresa: Por fim, é só aguardar alguns dias, enquanto agilizamos a documentação da sua empresa de marketing digital, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- Emissão do CNPJ na Receita Federal;
- Liberação da Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento na Prefeitura.
Deseja saber mais, tirar outras dúvidas, abrir CNPJ para marketing digital com o apoio de especialistas e pagar menos impostos?
Se a sua resposta foi “Sim”, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco ou ligue no (67) 3441-5336.