Como Emitir Nota Fiscal No Consultorio Médico - Logos Assessoria & Contabilidade | Contabilidade no Mato Grosso do Sul

Como emitir nota fiscal no consultório médico?

Como emitir nota fiscal no consultório médico? Se você chegou até aqui, pois precisa emitir notas fiscais, mas não sabe por onde começar, saiba que você está no lugar certo.

Neste conteúdo, a Logos Contabilidade Digital, sua assessoria contábil especializada em saúde, vai responder sua dúvida e explicar em detalhes tudo o que você precisa fazer para emitir suas notas fiscais.

Para aprender a emitir seus documentos fiscais sem qualquer tipo de dificuldade, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

Médico precisa emitir nota fiscal?

Antes de explicar o que é preciso para emitir nota fiscal no consultório, é preciso entender quando de fato, o médico precisa emitir nota fiscal.

Existem basicamente duas possibilidades:

Emissão de nota fiscal para médico que trabalha como pessoa física

O médico que trabalha como pessoa física, não possui CNPJ, e em função disso, não emite nota fiscal. Neste caso, a legislação em vigor, deixa claro que é possível emitir um recibo de prestação de serviços.

Para que não restem dúvidas, veja o que diz a lei 8.846/94 que dispõe sobre a emissão de documentos fiscais:

“Art. 1º A emissão de nota fiscal, recibo ou documento equivalente, relativo à venda de mercadorias, prestação de serviços ou operações de alienação de bens móveis, deverá ser efetuada, para efeito da legislação do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, no momento da efetivação da operação.”

Sendo assim, fica claro, que quem presta serviços como pessoa física, tem no recibo, uma opção à nota fiscal. Veja um modelo:

Eu, _______________________________________________________ (nome do prestador de serviços), CPF __________________, declaro ter recebido do(a)

Sr.(a)( nome do cliente )_______________________________CPF__________________, a importância de R$____________________________________________________

referente ao serviço de ________________________________________

_____________________, ____ de ___________ de _______.

No entanto, antes de continuarmos com o assunto, é importante destacar que apesar de ser uma possibilidade, optar pela emissão de recibos não é uma boa opção, já que a tributação sobre os rendimentos de médicos que não possuem CNPJ é muito elevada.

Emissão de nota fiscal para médico que trabalha como pessoa jurídica

No caso do médico que trabalha como pessoa jurídica, ou seja, que possui um CNPJ ativo, será preciso emitir uma NF para cada serviço prestado. Mas, não se preocupe, o processo para emissão de notas fiscais é muito simples.

Basicamente, você precisará solicitar autorização da prefeitura para começar a emitir os documentos fiscais e, na sequência, realizar as emissões através de um software ou do sistema que as prefeituras disponibilizam gratuitamente.

Por sua vez, para emissão das notas fiscais, você vai precisar das seguintes informações:

  • Nome completo ou razão social do cliente;
  • CPF ou CNPJ do cliente;
  • Valor dos serviços prestados.

De posse das informações acima, basta acessar o sistema da Prefeitura para preencher e emitir as notas.

Quais os benefícios de emitir nota fiscal no consultório médico

O médico que decide buscar a orientação de uma contabilidade especializada em saúde e, na sequência começa a emitir notas fiscais, pode aproveitar muitos benefícios, dentre os quais, podemos destacar:

  • Economia de impostos: Enquanto médicos que trabalham como pessoa física e não podem emitir nota fiscal, precisam contribuir mensalmente com até 27,50% dos seus rendimentos para o Imposto de Renda, aqueles que possuem CNPJ, podem ser tributados em apenas 6% no Simples Nacional.
  • Mais oportunidades de trabalho: Além de trabalhar em seu próprio consultório, médicos que possuem permissão para emissão de notas fiscais, podem prestar serviços em hospitais, e assim, aumentar seus rendimentos mensais.
  • Mais pacientes no consultório: Com um CNPJ, você pode atrair mais pacientes para o seu consultório, incluindo aqueles que exigem nota fiscal para obter reembolso das despesas médicas.

Por esses e outros motivos, não tenha dúvidas, abrir um CNPJ para emitir nota fiscal no consultório médico, é uma excelente escolha.

Passo a passo: Como emitir nota fiscal no consultório médico?

Agora que você já sabe que precisa emitir nota fiscal e quais são os benefícios que essa prática pode oferecer, é hora de conferir em um passo a passo, o que você precisa fazer para colocar o seu objetivo em prática.

1.Contrate uma contabilidade especializada em saúde

Para começar a emitir nota fiscal no consultório médico, a primeira coisa que você vai precisar fazer é contratar uma contabilidade especializada em saúde.

O contador especializado em saúde, está preparado para esclarecer todas as suas dúvidas, manter suas obrigações em dia com o fisco e cuidar dos trâmites para abertura do seu CNPJ.

Ainda não tem um contador? Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar você.

2.Separe a documentação solicitada pelo contador

Logo após contratar um contador, você precisará separar os documentos necessários para abrir a sua PJ médica. Mas, não se preocupe, são apenas os seguintes itens:

3.Escolha entre abrir um CNPJ com ou sem sócios

Ao decidir por abrir um CNPJ para emitir nota fiscal no consultório médico, você poderá optar por fazer isso com sócios ou de forma individual.

Caso o objetivo seja abrir uma empresa médica sem sócios, a melhor opção é a Sociedade Limitada Unipessoal. Agora, se a pretensão é abrir uma sociedade com outros médicos, você pode optar pela Sociedade Empresária Limitada ou por uma Sociedade Simples.

Converse com o nosso time de contadores e descubra qual é a melhor alternativa para sua realidade.

4.Aguarde a abertura da sua PJ médica

Por fim, é só aguardar alguns dias, enquanto a contabilidade cuida dos trâmites para abertura da sua PJ médica, o que inclui:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ;
  • Emissão da Inscrição Municipal;
  • Liberação do Alvará de Funcionamento;
  • Liberação da licença da Vigilância Sanitária;
  • Registro no CRM e no CNES.

Para saber mais e abrir um CNPJ e começar a emitir nota fiscal no consultório médico, entre em contato conosco!

 

Comente o que você achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais
Tributação para médico: como pagar menos imposto

Tributação para médico: como pagar menos imposto

Você já sabe como funciona a tributação para médico e qual é o caminho para garantir economia no pagamento de impostos? Se você possui algum tipo de dúvida sobre o

Fator R para médicos e clínicas médicas: veja como funciona

Fator R para médicos e clínicas médicas: veja como funciona

Você sabe o que é e como funciona o Fator R para médicos e clínicas médicas? Essa é uma dúvida muito comum quando o assunto é o Simples Nacional e

Médico pode abrir CNPJ em endereço residencial?

Médico pode abrir CNPJ em endereço residencial?

Médico pode abrir CNPJ em endereço residencial? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que buscam uma alternativa para regularizar sua situação perante o fisco, prestar serviços em clínicas,

Qual a alíquota do Simples Nacional para médicos?

Qual a alíquota do Simples Nacional para médicos?

Qual a alíquota do Simples Nacional para médicos? Essa é uma dúvida muito comum entre médicos e médicas que estão em busca de um regime tributário onde possam pagar menos

Vantagens do médico ser PJ

Vantagens do médico ser PJ

Quais as vantagens do médico ser PJ? O que tem contribuído para que um número cada vez maior de médicos decidam abrir um CNPJ para prestar os seus serviços? Neste

Como abrir CNPJ para fisioterapeuta

Como abrir CNPJ para fisioterapeuta

Como abrir CNPJ para fisioterapeuta? Se você chegou até aqui com esse tipo de dúvida, saiba que você chegou ao lugar certo. Aqui você vai conferir tudo o que precisa

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Clique no botão e fale conosco!

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Clique no botão e fale conosco!

Já vai? Não perca a chance de ter uma contabilidade especializada no seu negócio

Fale com nosso time de consultores e solicite uma proposta!
Accountant Pana Popup - Logos Assessoria & Contabilidade | Contabilidade no Mato Grosso do Sul