Como Abrir Uma Clinica Médica - Logos Assessoria & Contabilidade | Contabilidade no Mato Grosso do Sul

Como abrir uma clínica médica

Como abrir uma clínica médica? Quanto custa e quais são os documentos necessários? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que sonham em montar uma clínica.

Sabendo disso, a Logos Contabilidade Digital, sua assessoria contábil especializada em saúde, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto e esclarecer todas as suas dúvidas.

Para saber mais e obter informações que vão ajudar você a tirar os seus planos do papel, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

6 dicas para montar uma clínica médica

Montar uma clínica médica requer planejamento e cuidado para que o negócio seja bem-sucedido. A seguir, confira um passo a passo completo para montar a sua clínica.

1.Defina a área de atuação e especialidades médicas

O primeiro passo para montar uma clínica médica é definir a área de atuação e as especialidades médicas que a clínica irá oferecer. Para isso, você pode realizar uma pesquisa de mercado visando identificar as principais demandas da região.

Confira como sugestão, alguns tipos de especialidades para clínicas da área médica:

  • Clínica Geral;
  • Pediatria;
  • Ginecologia e Obstetrícia;
  • Dermatologia;
  • Oftalmologia;
  • Ortopedia e Traumatologia;
  • Cardiologia;
  • Endocrinologia;
  • Gastroenterologia;
  • Neurologia;
  • Psiquiatria.

2.Elabore um plano de negócios

Apesar de não ser um item obrigatório, o plano de negócios é fundamental para orientar a estratégia e os investimentos da clínica.

Veja o que não pode faltar neste documento:

  • Objetivo do negócio: Apresentação resumida do negócio, incluindo as atividades que serão desenvolvidas.
  • Análise de mercado: Estudo da concorrência, perfil do público-alvo, tendências e oportunidades do mercado.
  • Plano de marketing: Definição do posicionamento da marca, estratégias de marketing e comunicação.
  • Plano operacional: Descrição detalhada das atividades necessárias para a execução do negócio, incluindo processos, recursos e infraestrutura.
  • Plano financeiro: Projeções de receitas, custos, despesas, fluxo de caixa e retorno sobre o investimento.

3.Encontre um ponto comercial

Encontrar um ponto comercial adequado é importante para a visibilidade e para a facilidade de acesso dos pacientes.

Nessa etapa, é preciso levar em consideração o tamanho do imóvel a ser escolhido, a sua localização e a infraestrutura do espaço, como estacionamento próprio ou próximo e recursos de acessibilidade.

4.Defina a estrutura e equipamentos

A estrutura da clínica deve ser projetada para atender às necessidades dos pacientes e dos médicos, e além disso, precisa ser compatível com a especialidade da clínica e os tipos de serviços que serão ofertados.

Além de uma sala de espera, banheiros e consultórios, em alguns casos, será necessário ter salas para realização de exames e laboratórios, além de equipamentos adequados para cada especialidade médica.

5.Contrate profissionais qualificados

A contratação de profissionais qualificados é fundamental para a qualidade do atendimento e para o sucesso da clínica.

A depender do porte e dos serviços a serem ofertados no estabelecimento, pode ser necessário contratar médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, recepcionistas e outros profissionais.

6.Divulgue a clínica

Por fim, é importante investir em ações de marketing para divulgar a clínica e atrair pacientes. Para isso, é possível utilizar estratégias de marketing digital, como redes sociais e anúncios em buscadores, além de ações off-line, como panfletagem e eventos na região.

Seguindo esses passos, é possível montar uma clínica médica de sucesso. No entanto, é fundamental manter-se atualizado sobre as demandas do mercado e buscar a inovação para se destacar no segmento.

Como abrir uma clínica médica: documentos necessários

Para abrir uma clínica médica, você precisará separar alguns documentos básicos, o que inclui os seguintes itens:

  • Cópia do RG e CPF de todos os sócios;
  • Comprovante de residência de todos os sócios;
  • IPTU do imóvel de instalação da clínica;
  • CRM do responsável pela clínica médica.

Aqui neste tópico, vale destacar que apesar de citarmos “sócios” na lista de documentos, o empreendedor também pode optar por abrir a sua clínica médica de forma individual, ou seja, sem dividir direitos e responsabilidades com um ou mais sócios.

Para abrir uma clínica sem sócios, você poderá fazer uso da Sociedade Limitada Unipessoal, enquanto que para abrir uma clínica em sociedade, a opção mais indicada costuma ser a Sociedade Empresária Limitada.

Não se preocupe com os termos em questão, eles são apenas para o seu conhecimento, já que aqui na Logos Contabilidade Digital, sempre indicaremos o melhor caminho para o seu negócio.

Qual o custo para abrir uma clínica médica?

O custo para abrir uma clínica médica varia em função de uma série de fatores, como a especialidade, a localização e o porte do empreendimento.

Sobre o ponto de vista da legalização, ou seja, da abertura da sua empresa perante os órgãos públicos, considere os seguintes custos:

  • Taxa de registro na Junta Comercial;
  • Aquisição do certificado digital;
  • Honorários da contabilidade;
  • Registro da clínica médica no CRM.

Para obter mais informações e um orçamento detalhado com base na sua realidade, região e objetivos de negócio, entre em contato conosco!

Como abrir CNPJ para clínica médica

Após esclarecer uma série de dúvidas importantes sobre o assunto e conferir dicas que podem ajudar no sucesso do seu negócio, é hora de verificar como abrir CNPJ para clínica médica.

Não se preocupe, o processo é muito mais simples do que você imagina e está descrito no passo a passo abaixo, preparado pela nossa equipe:

1.Contrate uma contabilidade especializada em saúde: Se você deseja abrir uma clínica, independente da especialidade, a primeira coisa a ser feita é contratar uma contabilidade especializada em saúde.

O contador ficará responsável por cuidar dos trâmites para legalização da sua empresa, bem como por indicar o melhor caminho para sua economia com impostos.

2.Forneça os documentos necessários: Logo em seguida, você precisará fornecer ao contador, alguns documentos, conforme a lista que apresentamos anteriormente.

3.Aguarde a abertura e legalização da clínica: Por fim, é só aguardar enquanto o contador solicita a abertura e providencia a legalização da sua clínica, o que inclui:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ;
  • Emissão da Inscrição Municipal;
  • Liberação da Licença Sanitária;
  • Liberação do Alvará de Funcionamento;
  • Registro no CNES e no CRM.

Deseja saber mais e abrir uma clínica médica, sem qualquer tipo de complicação? Clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!

 

Comente o que você achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais
Como abrir uma clínica médica

Como abrir uma clínica médica

Como abrir uma clínica médica? Quanto custa e quais são os documentos necessários? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que sonham em montar uma clínica. Sabendo disso, a

Médico pessoa física ou jurídica: o que é melhor?

Médico pessoa física ou jurídica: o que é melhor?

Médico pessoa física ou jurídica? Qual é a melhor opção para médicos que estão em busca de mais oportunidades de trabalho e economia no pagamento de impostos? Se você é

Precisa ter CNPJ para vender na Shopee e no Mercado Livre?

Precisa ter CNPJ para vender na Shopee e no Mercado Livre?

Precisa de CNPJ para vender na Shopee e no Mercado Livre? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que desejam empreender anunciando e vendendo produtos em dois dos maiores

Como abrir CNPJ para psicólogo?

Como abrir CNPJ para psicólogo?

Como abrir CNPJ para psicólogo? Será que vale a pena? Essas são dúvidas comuns entre profissionais da área que estão avaliando a possibilidade de atuar como PJ. Sabendo disso, o

Para abrir um consultório médico preciso de CNPJ?

Para abrir um consultório médico preciso de CNPJ?

Para abrir um consultório médico, preciso de CNPJ? Essa é uma dúvida muito comum entre médicos que sonham em montar o próprio consultório. Sabendo disso, a Logos Contabilidade Digital, sua

Vale a pena abrir CNPJ para médico?

Vale a pena abrir CNPJ para médico?

Vale a pena abrir CNPJ para médico? Essa é uma dúvida muito comum entre médicos de todas as partes do país, e por isso, será o assunto tratado aqui neste

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Clique no botão e fale conosco!

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Clique no botão e fale conosco!

Já vai? Não perca a chance de ter uma contabilidade especializada no seu negócio

Fale com nosso time de consultores e solicite uma proposta!
Accountant Pana Popup - Logos Assessoria & Contabilidade | Contabilidade no Mato Grosso do Sul