Médico Pode Ser Mei - Logos Assessoria & Contabilidade | Contabilidade no Mato Grosso do Sul

Médico pode ser MEI?

Médico pode ser MEI? Sem dúvida alguma, esse é um dos questionamentos mais comuns entre médicos que estão pensando na possibilidade de abrir um CNPJ.

Sabendo disso, a Logos Contabilidade Digital, sua assessoria contábil especializada em profissionais e estabelecimentos de saúde, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o tema.

Para saber mais, abrir o seu CNPJ sem qualquer tipo de complicação e aproveitar os benefícios que essa decisão pode oferecer para a sua carreira profissional, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

O que é MEI?

MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, um tipo de empresa e categoria jurídica criada pelo governo brasileiro para facilitar a formalização de pequenos empreendedores autônomos e individuais que faturam até R$ 81.000,00 por ano.

O Microempreendedor Individual foi criado no final de 2008, com o objetivo de simplificar a formalização de pequenos negócios, reduzir a informalidade no Brasil e oferecer vantagens e benefícios para os empreendedores, como a possibilidade de emitir notas fiscais, acessar serviços bancários, contratar funcionários e ter acesso a direitos previdenciários.

Ao longo do tempo, o MEI se tornou uma opção muito procurada pelos brasileiros que sonham em empreender e abrir um CNPJ, muito em função dos seus benefícios, incluindo:

  • Formalização simplificada e baixo custo;
  • Possibilidade de emitir notas fiscais;
  • Acesso a serviços bancários e a crédito com taxas mais baixas;
  • Contratação de um funcionário com custos reduzidos;
  • Contribuição previdenciária reduzida;
  • Acesso a benefícios previdenciários como aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença, entre outros;
  • Participação em licitações públicas;
  • Possibilidade de venda para outras empresas, inclusive governo;
  • Dentre outros benefícios importantes.

No entanto, o que nem todo mundo sabe, é que o MEI é um tipo de empresa com limitações e em função disso com algumas desvantagens, incluindo:

  • Limite de faturamento anual de até R$ 81 mil;
  • Limite para contratar um funcionário;
  • Vedação quanto a participação do MEI como sócio ou proprietário de outras empresas;
  • Vedação quando a abertura de filiais;
  • Restrição quanto aos tipos de atividades desenvolvidas;
  • Dentre outros itens importantes.

Após essa breve contextualização sobre o Microempreendedor Individual, no próximo tópico você vai conferir a resposta que todo mundo quer saber: “Médico pode ser MEI?”

Médico pode ser MEI?

Por mais que esse tipo de empresa ofereça alguns benefícios que podem ser interessantes, precisamos alertar que médico não pode ser MEI.

A proibição em questão se dá pelo fato da medicina ser uma profissão regulamentada por lei e fiscalizada por conselho de classe. Atividades deste tipo não são consideradas informais, e por isso, não foram contempladas no rol de ocupações permitidas para o Microempreendedor Individual.

No entanto, a boa notícia é que você não precisa desanimar, já que como médico(a) você pode abrir outros tipos de CNPJ e ainda assim, aproveitar benefícios importantes como a economia no pagamento de impostos.

Médico não pode ser MEI: conheça os tipos de CNPJ para médicos

De acordo com a legislação em vigor, médico não pode ser MEI, mas é possível abrir outros tipos de CNPJ, a depender dos seus objetivos. Dentre as opções, podemos destacar:

  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal: Opção voltada para empreendedores que desejam abrir um CNPJ individual, ou seja, sem dividir direitos e responsabilidades com um ou mais sócios.
  • Sociedade Empresária Limitada: Opção voltada para empreendedores que desejam abrir um CNPJ em sociedade, seja com um ou mais sócios.
  • Sociedade Simples: Opção para profissionais que desempenham atividades de cunho intelectual e que desejam abrir uma sociedade para exercício da sua profissão em parceria com outros profissionais da área.

Você não precisa se preocupar em escolher uma das alternativas. Aqui na Logos Contabilidade Digital, vamos estudar os seus objetivos e indicar o tipo de empresa mais indicado para sua realidade.

Quanto o médico paga de imposto ao abrir CNPJ?

Via de regra, o valor que os médicos pagam de imposto ao abrir um CNPJ, é muito menor que o devido quando os profissionais atuam como pessoa física.

Para que você tenha uma ideia, veja um pequeno comparativo:

  • Tributação do médico pessoa física: De acordo com a legislação em vigor, o médico pessoa física, ou seja, aquele que não possui CNPJ, deve recolher seus impostos com base na tabela do Imposto de Renda, cuja alíquota de contribuição mensal pode chegar a 27,50%.
  • Tributação do médico pessoa jurídica: Por sua vez, o médico pessoa jurídica, ou seja, aquele que possui CNPJ, pode recolher seus impostos no Simples Nacional, com alíquota a partir de 6% sobre o faturamento ou no Lucro Presumido, com alíquota a partir de 13,33%.

Diante do exposto aqui, não tenha dúvidas, médico não pode ser MEI, mas mesmo assim, abrir um CNPJ é uma excelente escolha.

Benefícios de abrir um CNPJ médico

Você já sabe que ao abrir um CNPJ médico, é possível obter uma importante economia no pagamento de impostos, e com isso, aumentar seus lucros. No entanto, podemos destacar outros benefícios que essa decisão pode lhe oferecer, incluindo:

  • Permissão para emitir notas fiscais: Como pessoa jurídica, você poderá emitir notas fiscais e atender clientes que pedem esse tipo de documento fiscal, incluindo empresas.
  • Mais oportunidades na carreira: A maior parte das clínicas e hospitais não contratam médicos que não possuem CNPJ, o que é mais um motivo para abertura da sua empresa médica.
  • Acesso a conta bancária para PJ: Como médico PJ, você poderá abrir uma conta bancária para pessoas jurídicas e aproveitar muitos benefícios, incluindo empréstimos com juros mais baixos.

Diante de todos os benefícios, não perca mais tempo, providencie o quanto antes o seu CNPJ médico.

Médico não pode ser MEI, mas pode abrir CNPJ

Médico não pode ser MEI, mas pode abrir um CNPJ sem qualquer tipo de complicação com o apoio do nosso time de especialistas em contabilidade para área da saúde.

É muito simples, tudo o que você precisa fazer é entrar em contato conosco e separar alguns documentos, o resto fica por nossa conta.

Para saber mais, clique no botão do WhatsApp ou entre em contato conosco por telefone.

Comente o que você achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais
Médico pode abrir CNPJ em endereço residencial?

Médico pode abrir CNPJ em endereço residencial?

Médico pode abrir CNPJ em endereço residencial? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que buscam uma alternativa para regularizar sua situação perante o fisco, prestar serviços em clínicas,

Imposto de Renda para médico: como declarar

Imposto de Renda para médico: como declarar

Quando o assunto é o Imposto de Renda para médico, diversas dúvidas podem surgir, incluindo questões relacionadas à obrigatoriedade, dependentes, despesas dedutíveis e alguns outros pontos. Sabendo disso, a Logos

Imposto de renda para dentista: como declarar

Imposto de renda para dentista: como declarar

Se você possui dúvidas relacionadas ao imposto de renda para dentista e ainda não entregou a sua declaração, continue conosco e acompanhe este artigo até o final. Aqui, a Logos Contabilidade

Dentista pode ser MEI?

Dentista pode ser MEI?

Dentista pode ser MEI? Como abrir um CNPJ para dentistas? Essas são dúvidas que recebemos com bastante frequência aqui na Logos Contabilidade Digital. Diante disso, o nosso time de especialistas

Como abrir CNPJ para fisioterapeuta

Como abrir CNPJ para fisioterapeuta

Como abrir CNPJ para fisioterapeuta? Se você chegou até aqui com esse tipo de dúvida, saiba que você chegou ao lugar certo. Aqui você vai conferir tudo o que precisa

Como abrir uma clínica médica

Como abrir uma clínica médica

Como abrir uma clínica médica? Quanto custa e quais são os documentos necessários? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que sonham em montar uma clínica. Sabendo disso, a

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Clique no botão e fale conosco!

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Clique no botão e fale conosco!

Já vai? Não perca a chance de ter uma contabilidade especializada no seu negócio

Fale com nosso time de consultores e solicite uma proposta!
Accountant Pana Popup - Logos Assessoria & Contabilidade | Contabilidade no Mato Grosso do Sul