O que faz um contador e qual sua importância para o seu negócio

O que faz um contador e qual sua importância para o seu negócio

Você sabe o que faz um contador e qual a importância desse tipo de profissional para o seu negócio? Muitos empresários e empreendedores não sabem, mas o papel da contabilidade vai muito além da abertura de CNPJ e do cálculo de impostos.

Neste conteúdo, vamos mostrar a importância do contador e listar uma série de atividades que são desenvolvidas diariamente por esse tipo de profissional.

Com esse artigo, o nosso objetivo é conscientizar você sobre a importância de contar com um escritório de contabilidade de confiança para cuidar da sua empresa. Confira!

O que faz um contador?

São muitas as atividades que um contador desenvolve no seu dia a dia, dentre as quais, podemos destacar:

Abertura e legalização de empresas:

  • Fornece orientação na escolha do regime tributário e natureza jurídica;
  • Auxilia os empreendedores e futuros empresários na escolha do CNAE;
  • Efetua o registro da empresa na Junta Comercial;
  • Solicita a emissão do CNPJ;
  • Solicita a emissão da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal;
  • Atua na liberação de licenças e do Alvará de Funcionamento.

 

Entrega de obrigações acessórias:

  • EFD ICMS/IPI – Escrituração Fiscal Digital (ICMS/IPI;
  • EFD REINF – Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais;
  • SEFIP/GFIP – Sistema Empresa de Reconhecimento do FGTS e Informações à Previdência Social;
  • eSocial – Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas;
  • Declaração de Débitos Tributários Federais (DCTF);
  • Declaração de Imposto Retido na Fonte (DIRF);
  • Dentre outras obrigações acessórias.

 

Departamento pessoal:

  • Cálculo da folha de pagamento dos funcionários;
  • Cálculo do pró-labore dos sócios;
  • Cálculo de férias, rescisão e 13º salário;
  • Registro do afastamento de funcionários;
  • Registro de demissões e admissões;
  • Cálculo e emissão das guias de FGTS e INSS;
  • Transmissão do eSocial.

 

Departamento fiscal:

  • Fornecimento de orientação e assessoria tributária;
  • Elaboração de planejamentos tributários;
  • Escrituração e controle do movimento de notas fiscais;
  • Apuração e cálculo de impostos federais, estaduais e municipais;
  • Emissão de guias para o pagamento de impostos.

 

Departamento contábil:

  • Registro de movimentos contábeis;
  • Elaboração de balanços e balancetes;
  • Preenchimento e arquivamento de livros contábeis.

 

Não tenha dúvidas, são muitas as obrigações que uma empresa deve cumprir para se manter em dia com o fisco, e em função disso, é muito grande a responsabilidade do contador.

Basta um pequeno erro de cálculo ou o atraso na entrega de uma obrigação acessória, para gerar multas e outras consequências indesejadas.

Agora que você já sabe o que faz um contador e qual a importância desse profissional para a sua empresa, não coloque a contabilidade do seu negócio em mãos erradas.

Toda empresa precisa de contador?

Sim. Toda empresa precisa de contador, e quem diz isso, é o próprio Código Civil Brasileiro, que em seu artigo 1.179 afirma o seguinte:

“O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.”

Como podemos observar no trecho em destaque, toda empresa precisa manter um sistema de contabilidade e preparar anualmente o balanço anual.

A única exceção, está prevista na lei que criou o MEI – Microempreendedor Individual, e que tornou a figura do contador opcional para esse tipo de empresa.

No entanto, vale lembrar que até mesmo o MEI possui obrigações para cumprir perante o fisco. Por isso, por mais que a legislação afirme que a contratação de contador é opcional para esse tipo de empresa, as obrigações precisam ser cumpridas e o papel do contador é fundamental.

A propósito, um item importante, mas que muita gente não sabe, é que na hora de declarar o Imposto de Renda Anual, o MEI que possui contador pode transferir todo lucro obtido nos negócios para a pessoa física, com isenção de impostos.

Por outro lado, o MEI que não possui contador, só pode transferir uma parte dos lucros para a pessoa física com isenção de impostos.

Sendo assim, independente do seu tipo de empresa (MEI ou não), leve em consideração que toda empresa precisa de contador.

Como escolher um contador?

Agora que você já sabe o que faz um contador e qual a importância desse profissional para a sua empresa, é hora de conferir o que você precisa considerar para encontrar e escolher um bom escritório de contabilidade para cuidar da sua empresa.

  • Reputação e credibilidade: Pesquise a reputação do escritório de contabilidade, através de avaliações na internet e da opinião de outros empresários.

 

  • Especialização: Prefira um escritório que tenha experiência no tipo de atividade da sua empresa. Contar com o suporte de um contador especializado pode gerar benefícios, dentre eles, a economia de impostos.

 

  • Serviços ofertados: Antes de contratar um escritório de contabilidade, verifique se ele pode oferecer todos os serviços que a sua empresa precisa.

 

  • Qualidade do atendimento: Prefira um escritório de contabilidade que conte com múltiplos canais de atendimento e comprove agilidade na hora de fornecer atendimento e esclarecer dúvidas dos clientes.

 

  • Tecnologia: Verifique se o escritório investe em tecnologia para otimizar processos contábeis. A automação e a tecnologia podem melhorar a eficiência e reduzir erros.

 

  • Custo dos serviços: Verifique se o valor dos honorários do contador é compatível com o orçamento da sua empresa. Mas, não busque o menor preço, afinal, quando falamos de contabilidade, qualidade conta muito.

 

Ao levar todos esses pontos em consideração, você vai encontrar um contador que consiga atender todas as necessidades e expectativas da sua empresa.

Dito isso, a boa notícia é que não será preciso procurar, pois você já está no lugar certo e pode encontrar tudo o que um bom escritório de contabilidade pode oferecer, aqui na Logos Contabilidade Digital.

Como uma contabilidade digital, atendemos empresas e empreendedores de todas as partes do país. Agora só falta você!

Para saber mais sobre os nossos serviços, tirar dúvidas com um contador ou solicitar um orçamento, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!

 

Comente o que você achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais
Como declarar os rendimentos com vendas na Shopee?

Como declarar os rendimentos com vendas na Shopee?

Você precisa declarar os rendimentos com vendas na Shopee para acertar as contas com o fisco e evitar dor de cabeça. Se você vende ou pretende vender produtos na Shopee,

Vantagens da contabilidade para o seu MEI

Vantagens da contabilidade para o seu MEI

Por mais que algumas pessoas defendam que MEI não precisa de contador, existem algumas vantagens da contabilidade para o seu MEI. Neste artigo, vamos explicar quais são os benefícios que

Fisioterapeuta pode ser MEI?

Fisioterapeuta pode ser MEI?

Fisioterapeuta pode ser MEI? Essa é uma dúvida muito comum entre profissionais que estão interessados em abrir um CNPJ para prestar serviços para clínicas e hospitais, ou então, que estão

Quanto a Shopee cobra por venda?

Quanto a Shopee cobra por venda?

Quanto a Shopee cobra por venda? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que estão interessados em começar a anunciar e vender produtos através da plataforma. Sabendo disso, a

Vale a pena abrir CNPJ para psicólogo?

Vale a pena abrir CNPJ para psicólogo?

Vale a pena abrir CNPJ para psicólogo? Essa é uma dúvida comum entre profissionais de psicologia que estão avaliando a possibilidade de atuar como PJ (pessoa jurídica). Sabendo disso, a

Como abrir CNPJ para veterinário?

Como abrir CNPJ para veterinário?

Como abrir CNPJ para veterinário? Essa é uma dúvida muito comum entre médicos veterinários que procuram os serviços especializados da Logos Contabilidade Digital. Sabendo disso, o nosso time de especialistas

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Clique no botão e fale conosco!

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Clique no botão e fale conosco!

Já vai? Não perca a chance de ter uma contabilidade especializada no seu negócio

Fale com nosso time de consultores e solicite uma proposta!
Accountant Pana Popup - Logos Assessoria & Contabilidade | Contabilidade no Mato Grosso do Sul